|
Bio #1 - Lita
Publicado por Fábio Miguel. Comenta ou volta ao índice.
Lita é o 'ring name' de Amy Christine Dumas que se tornou conhecida nas lides do wrestling mas que actualmente é vocalista da banda 'Los Luchagors'. Durante a sua estadia na WWE - depois do ano 2000 - consagrou-se como a mais popular lutadora de wrestling na empresa.
Após trabalhar numa curta estadia pelo Circuito Independente e na ECW, assinou um contracto com a World Wrestling Federation no ano de 1999 onde, inicialmente, era parceira de Essa Rios. Seria mesmo ao juntar-se com os Hardy Boyz que alcançaria o auge da sua carreira. Ao longo de sete anos, conquistou por quatro vezes o Women's Championship.
Amy Dumas teve um relacionamento com Matt Hardy até que em 2005 o terminou depois de trair o Hardy mais velho com Adam Copeland - mais conhecido por Edge. Foi a partir deste drama da vida real que a WWE tirou a ideia para uma 'Storyline' que tornou, pela primeira vez, heel esta diva.
Seria mesmo após retirar-se das lides do wrestling, no Survivor Series - depois de perder com Mickie Jame - que, juntamente com o seu namorado Shane Morton - se voltou para a música tendo formado a banda de rock - que até já tem um CD, lançado a 11 de Setembro de 2007 - 'Los Luchagors'.
Foi durante a sua infância e adolencência que Dumas frequentou diversas escolas diferentes. Enquando estava no liceu praticou natação e judo, chegou a tocar baixo numa banda chamada '3 Card Trick' e ainda pertenceu a outra banda antes de entrar oficialmente para o wrestling. Foi o facto de ter aprendido a lingua de 'nuestros hermanos' que a ajudou bastante quando decorria o ano de 2003 e decidiu escrever uma autobiografia ('Lita: a less traveled R.O.A.D. - The reality of Amy Dumas').
O interesse pela modalidade nasceu após ter observado Rey Mysterio na WCW Monday Nitro e decidiu ir para o México para aprender a lutar e saber mais sobre a modalidade. Com o pouco dinheiro que tinha, foi a alguns shows onde pôde assistir ao desempenho de vários wrestlers profissionais, nomeadamente Chris Jericho, Tajiri, Essa Rios, Super Crazy, entre outros.
Durante a sua estadia no México, trabalhou para promoções como a MCW, EMLL e NWA,mas foi quando trabalhava para a NWA Mid-Atlantic que conheceu os Hardy Boyz. Lita esteve também no Peru para lutar durante dez dias numa promoção.
Tudo mudou quando, na Primavera de 1999, Amy conheceu Paul Heyman que lhe ofereceu um contrato na ECW. Lita viria a estrear na ECW como assistente de Danny Doring e Amish Roadkill sob o nome de Miss Congeniality. Mais tarde, começou a ser conhecida por Angelica e, no dia 18 de Julho de 1999, participou no Heat Wave.
A estrela da ECW Rob Van Dam apresentou Angelica a Dory Funk Jr., que a convidou para o seu campo de treino. Lá, treinou com 20 homens e chegou mesmo a pedir que Funk a tratasse como tratava todos os outros. Assim, Amy rapidamente ganhou o respeito dos outros lutadores e graduou-se da 'The Funking Conservatory' em Agosto de 1999. Quando Dumas voltou para a ECW, Funk e a sua esposa começaram a compilar vídeos de Lita que tinham filmado e enviaram-nos para a WWF.
Depois de ter demonstrado as suas habilidades na Memphis Championship Wrestling, Dumas recebeu o 'ring name' de "Lita" e juntou-se com o lutador Essa Rios. Ela acompanhava Rios nos seus combates e, por vezes, chegava mesmo a interferir em muitos deles. A dupla teve uma breve feud com Eddie Guerrero e Joanie Laurer (que ficou mais conhecida por Chyna). Um dos combates mais célebres deste feud foi o que opôs Lita e Chyna, no qual Lita despiu o vestido de Chyna.
A tensão entre Rios e Lita estabeleceu-se em Maio de 2000, depois de Lita ter encontrado Rios divertindo-se com Charles Wright (conhecido por The Godfather) e uma prostituta. Mas tudo acabou depois de Lita ter, acidentalmente, feito Rios perder uma luta. Este quis bater-lhe, mas Lita foi salva pelos Hardy Boyz. Amy Dumas então juntou-se aos dois e o trio formou um stable conhecida por Team Xtreme. Enquanto era membro da Team Xtreme, Lita desenvolveu um visual mais "alternativo".
Em Junho de 2000, a Team Xtreme começou uma feud com a T & A, e Lita começou uma rivalidade com a manager da T & A, Trish Stratus. A feud acabou pouco tempo depois do Fully Loaded 2000, onde, num combate misto de tag team de seis pessoas, a Team Xtreme venceu a T & A, depois de Lita ter feito o pin em Trish Stratus. Imediatamente após a feud com Stratus, Lita começou outra rivalidade, desta vez a "escolhida" foi a WWE Women's Champion, Stephanie McMahon. No main event da RAW is WAR de 21 de Agosto de 2000, Lita derrotou a Stephanie para se tornar, pela primeira vez, campeã feminina da WWE.
Ela teve o título à cintura durante 73 dias, derrotando adversárias como Ivory e Trish Stratus. No dia 9 de Outubro de 2000, no RAW is WAR, Lita participou num combate Hardcore pelo título feminino contra Jacqueline. No fim do embate, a vencedora e ainda campeã feminina foi Lita. No decorrer do seu reinado como campeã, Lita viu-se metida no meio da feud que envolviam os Hardy Boyz e Edge & Christian. Como pagamento pelas interferências nos seus combates, Edge e Christian ajudaram Ivory a derrotar e ganhar o título de Lita numa fatal 4way no dia 2 de Novembro de 2000, na SmackDown!. Amy tentou recuperar o título em varias ocasiões, lutando contra Ivory no Survivor Series 2000 e no Rebellion 2000, mas foi sempre impedida por Steven Richards, o mentor de Ivory. Lita passou o resto do ano numa feud com Dean Malenko, chegando mesmo a desafiá-lo pelo título de Cruiserwheight da WWF.
Lita continuou a feud com Dean Malenko no começo de 2001 e, no episódio do Raw is War de 19 de Fevereiro de 2001, derrotou-o num combate com a ajuda de Matt Hardy. Após a luta, Matt beijou Lita, começando uma relação na televisão, que se viria a transportar para a vida real. O casal lutou em vários combates mistos de Tag Team durante o mesmo ano.
Após uma breve rivalidade entre a Team Xtreme e a Two-Man Power Trip, em Abril de 2001, Lita entrou mais uma vez na disputa pelo título feminino, desafiando a imbatível campeã feminina Chyna para uma luta no Pay-per-view Judgement Day 2001 no dia 20 de Maio, mas foi derrotada.
Em Julho de 2001, Lita e Trish Stratus juntaram forças para combater Stacy Keibler e Torrie Wilson, membros da Aliança entre lutadores da ECW e WCW que estavam a invadir a WWF. No Invasion do dia 22 de Julho do mesmo ano, Lita e Trish derrotaram Stacy Keibler e Torrie Wilson numa luta Tag Team de Bra & Panties. Durante a "Invasão", Lita, Stratus e Jacqueline tiveram uma feud com os membros da Aliança (Keibler, Wilson, Ivory e Molly Holly). A Invasão terminou no dia 18 de Novembro no Survivor Series 2001, onde Lita participou numa luta entre seis mulheres pelo título feminino, que foi deixado vago por Chyna quando esta saiu da WWF, no entando, a contenda seria ganha por Trish Stratus.
Promo do segmento da Invasão à WWF
No final de 2001, os Hardy Boyz brigaram e começaram uma feud entre eles. Lita foi a mediadora convidada numa luta entre os dois no Vengeance 2001 no dia 9 de Dezembro . Este combate foi ganho por Jeff Hardy quando Lita não percebeu que a perna de Matt estava nas cordas. No episódio seguinte do RAW, Matt derrotou Jeff e Lita num Handicap match, depois de dizer a Lita que o namoro entre os dois e a Team Xtreme estavam acabados. No entanto, apesar do namoro entre Lita e Matt estar acabado no Wretling, na vida real continuava.
Porém, Lita começou a acompanhar Jeff nas suas lutas e, no episódio do dia 17 de Dezembro de 2001 do RAW, Lita e Jeff foram 'destruidos' depois de uma luta violenta entre ele e o campeão de Hardcore da WWF, Undertaker, onde os dois foram projectados para fora do ringue. A contusão sofrida pelo seu irmão e pela sua ex-namorada fez Matt Hardy reconsiderar e reconciliar-se com a Team Xtreme. Seria no episódio do SmackDown do dia 20 de Dezembro de 2001, que Matt se resolveria a vingar seu irmão e Lita e enfrentou Undertaker, no entanto também acabou no mesmo estado que o irmão, com contusões pelo corpo.
No Royal Rumble do ano 2002, os Hardy Boyz competiram e, juntamente com Lita, voltaram à programação da WWF. Em Março, Lita voltou à disputa do título feminino, e lutou na WrestleManiaX8 no dia 17 de Março do mesmo ano, num combate contra Trish Stratus e a campeã Jazz. Mas mais um vez, sem sucesso para Lita pois Jazz manteve o título.
No dia 6 de Abril de 2002, Amy sofreu um acidente quando estava nas gravações de uma participação especial que fez na temporada final da série televisiva Dark Angel. No dia 30 de Abril de 2002, Lita realizou uma cirurgia ao pescoço feita pelo Dr. Lloyd Youngblood em San Antonio, Texas e, passou o resto do ano a recuperar da fratura que sofrera, aparecendo apenas no Velocity como comentadora.
Lita viria a aparecer no episodio do RAW de 21 de Abril de 2003, que a mostrou sendo despedida do cargo de comentadora do Sunday Night Heat pelo antigo General Manager Eric Bischoff, depois de ela ter rejeitado as suas mudanças. Eric pediu, ironicamente, para Lita seguir os passos de Torrie Wilson, pousando para a Playboy.
Dumas voltou aos ringues após uma ausência de dezassete meses, no episódio do RAW do dia 15 de Setembro de 2003, ao salvar Trish Stratus de um espancamento exagerado às mãos de Molly Holly e Gail Kim, que tentavam lesionar-lhe o pescoço com uma cadeira. Mais tarde o Co-GM Steve Austin explicou a Bishoff que tinha voltado a contratar Lita. Amy e Trish juntaram-se numa Tag Team e derrotaram Holly e Kim num combate de duplas no Unforgiven do dia 21 de Setembro de 2003. Lita envolveu-se numa feud com Molly Holly durante o ano de 2003, desafiando-a para o título feminino a 11 de Novembro no Survivor Series do mesmo ano, mas acabou, mais uma vez, por ser derrotada pela então campeã.
No episódio do Raw de 17 de Novembro de 2003, Lita e Matt Hardy reuniram-se depois de Matt ter sido mudado do SmackDown para o Raw. No momento em que parecia que Matt ia pedir Lita em casamento, Holly interrompe, desafiando Lita e Hardy para enfrentá-la e a Bischoff num combate misto de tag team, mais tarde nessa mesma noite, Bischoff diz, antes da luta, que se Lita ganhasse teria a chance de desafiar a campeã feminina, Molly Holly, mas se perdesse seria demitida. Matt Hardy e Lita perderam o combate depois de Hardy ter recusado a efetuar a "troca" para entrar no combate. Após a luta, Matt diz a Lita que ela tinha escolhido ir para o Raw em vez de ir para o Smackdown, mostrando que se importa mais com o Título Feminino do que com ele.
Lita viria a ser readmitida mais tarde na mesma noite quando Christian a informou que tinha convencido Bischoff a aceitá-la outra vez no Monday Night Raw. Uma semana depois, Lita perdeu para Victoria no primeiro combate de Steel Cage feminino da Raw depois de Matt ter aparecido e batido com a porta na cara de Lita, o que deu tempo a Victoria de se recompor e vencer.
À medida que Lita e Christian aparentavam estar a envolver-se numa relação, outro casal estava a formar-se e, era ele composto por Trish Stratus e Chris Jericho. No entanto, no episódio do Raw de 1 de Dezembro de 2003, foi revelado que Christian e Jericho tinham apostado um com o outro para ver quem conseguia seduzir primeiro Lita ou Stratus respectivamente. A revelação levou a uma rivalidade entre ambas as divas e ainda Christian e Jericho, com os rapazes a sair vitoriosos nos dois combates da "Battle of the Sexes" no Armageddon 2003 do dia 14 de Dezembro e também no episódio seguinte da Raw.
Lita competiu numa battle royal para puder enfrentar a Women's Champion Victoria no dia 5 de abril de 2004 na Raw. Victoria derrotou Lita para continuar com o titulo, no Backlash de 18 de abril. Na noite seguinte ao Backlash, Lita reuniu-se com Matt Hardy quando este atacou Kane numa tentativa de impedi-lo de prejudicar Lita, começando uma nova etapa da storyline em que os três estavam envolvidos. Nas semanas seguintes, Kane começou repetidamente a tentar seduzir Lita. Durante a rivalidade, o 'big red monster' raptou Lita e manteve-a amarrada nos bastidores. Na noite seguinte, Lita revelou que estava gravida e uma semana depois, quando parecia que Matt ia propor Lita em casamento foi interrompido por Kane que afirmou ser o pai da criança de Lita, pois ela tinha dormido com Kane para que ele deixasse de atacar Matt. Dois meses depois foi revelado que Kane foi, de facto, o pai. Matt e Kane brigaram durante vários meses, essa briga culminou num "até que a Morte nos separe" no dia 15 de agosto no SummerSlam, Lita seria obrigado a casar-se com Kane se Matt perdesse, como o Hardy mais velho perdeu, Kane casou-se com Lita no episódio de 23 de Agosto de 2004 da Raw. Apesar de estar casado com Kane, Lita atrapalhou-o em todas suas lutas, ajudando os seus adversarios. No episódio de 13 de Setembro da Raw , Kane caiu em cima de Lita depois de Gene Snitsky lhe dar uma cadeirada. O erro levou Lita a perder o bebé e Kane querer vingar-se de Snitsky.
Depois do final da história de gravidez, Lita voltou a lutar em Novembro de 2004, começando uma rivalidade com Trish Stratus depois de Stratus fazer pouco da sua barriga por causa do peso que tinha ganho aquando da gravidez. Dumas desafiou Stratus para uma luta pelo titulo no Survivor Series, contudo, devido aos meses de humilhação, Lita esteve mais preocupada em magoar Trish que em vencer o combate que acabou em desqualificação, porém a rivalidade continuou e, no dia 6 de dezembro, Lita ganhou a Stratus no evento principal da Raw para ganhar pela segunda vez o WWE Women's Championship. Trish derrotou Lita, terminando com o seu segundo reinado no New Year's Revolution de 2004. Seria nesse combate, que Amy se lesionaria gravemente no joelho!
Dumas voltaria à televisão a Março de 2005 como manager de Christy Hemme que rivalizava com Stratus e tinha combate marcado para a Wrestlemania XXI, mesmo com Lita no seu canto, Hemme perderia mas a sua manager enfrentaria com Trish durante semanas com Kane a derrotar o companheiro de Trish, Viscera, no Backlash.
No dia 16 de Maio, a relação de Kane e Lita terminou depois de esta o trair com Edge e, duas semanas depois, anunciou o divorcio e o casamento com Adam Copeland. No dia 20 de Junho casaram, mas Kane apareceu durante a cerimónia e, deste modo, esta 'storyline' terminou mas, mais uma vez, os bookers da WWE fizeram com que Matt Hardy voltasse e atacasse Edge que deu origem a um combate no SummerSlam que o 'Rated R' venceu com interferência da sua parceira.
Logo após Edge derrotar John Cena e vencer assim o titulo da WWE, anunciou que iam celebrar com Lita num segmento em que faria sexo ao vivo num episódio da Raw, durante essa celebração, foram interrompidos por Flair que foi atacado por Edge e depois salvo por Cena - esta 'celebração sexual' apenas foi um golpe para aumentar as audiências. A 6 de Fevereiro, Amy e Edge enfrentaram Maria e Cena. Lita continuou manager de Edge ate meados de 2006, interferindo frequentemente na rivalidade que ele tinha com Mick Foley. Em Maio do mesmo ano, Foley juntou-se a eles para enfrentarem no One Night Stand, Dreamer, Funk e Beulah num combate de equipas.
A 14 de Agosto, num episódio da Raw, Amy Dumas venceu Mickie James, vencendo assim o seu terceiro titulo, com ajuda da batota. Mais tarde, Lita e Edge envolveram-se numa rivalidade com Trish e Carlito, que culminou num embate entre as divas no Unforgiven, no qual se viu uma derrota da campeã e a despedida de Trish do wrestling.
Lita não desistiu e derrotou Candice e Maria para se tornar candidata principal ao titulo feminino que aliás venceu ao bater Mickie num Cyber Sunday e começou assim o seu quarto reinado. Dumas, viria a anunciar que se iria retirar dos ringues no Survivor Series depois de vencer num combate especial, visto que tinha que combater com os olhos vendados e uma mão atrás das costas.
Devido a questões com Matt Hardy fora da televisão, os fãs gritaram obscenidades durante todo o combate, mas o que é certo é que Lita viria a perder não só o seu último combate mas também o titulo e, como se isso ainda não bastasse, foi humilhada pelos Cryme Tyme depois de estes venderem bens pessoais de Amy e os canticos insultuosos dos que estavam presentes na arena se ter tornado insuportável.
Poucos dias depois de se ter retirado, Lita afirmou que durante a rivalidade entre Edge e Matt se quis retirar, visto que estava envolvida com Edge e não queria desiludir os fãs. No entanto, arrepender-se-ia de não se ter retirado pois sentia-se perseguida pelos fãs e viu que o melhor a fazer seria mesmo colocar um ponto final na sua carreira!
Etiquetas: Bio |